O
O
“Duas das lesões vieram positivas para o carcinoma de células escamosas, que não é nem o mais bonzinho e nem o mais agressivo, mas, ainda assim, é um câncer de pele”, disse Biroloni.
Diferença entre melanoma e não melanoma
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), existem dois tipos principais de câncer de pele: o melanoma, que tem origem nas células produtoras de melanina, sendo mais frequente em adultos brancos, segundo o Ministério da Saúde; e o não melanoma, que é o mais frequente no Brasil, responsável por 30% de todos os casos de tumores malignos registrados no país, apresenta altas taxas de cura.
Já o termo “in situ” significa que as células alteradas ainda estão restritas à camada mais superficial da pele, sem invasão de tecidos mais profundos.
Situação clínica
Além do procedimento dermatológico, Bolsonaro foi internado na terça-feira (16) após passar mal durante a prisão domiciliar. Segundo os médicos Cláudio Birolini e Leandro Echenique, o ex-presidente apresentou queda de pressão, vômitos e pré-síncope, quadro que melhorou após hidratação venosa.
Os exames também identificaram persistência de anemia e alteração da função renal. Uma ressonância magnética do crânio descartou alterações agudas.
Episódio drástico
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou que o pai passou por “um episódio drástico”, com vômito em jato e quase 10 segundos sem respirar. Segundo ele, a primeira-dama Michele Bolsonaro prestou os primeiros cuidados.
Flávio acrescentou que o ex-presidente enfrenta um “desgaste emocional” após a condenação pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
