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Ministro defende gasto de R$ 335 mil com tapete, sofá e pisos novos para os palácios presidenciais

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, usou as redes sociais, nesta segunda-feira (25), para defender os gastos do governo com reformas nos palácios presidenciais

Paulo Pimenta é o ministro-chefe da Secom

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, afirmou, nesta segunda-feira (25) que o governo federal precisou comprar tapete, sofá e piso, que somados, custaram R$335 mil, devido ao estado precário e da falta de cuidados e manutenção por governos anteriores, sem especificar qual gestão deixou de cuidar dos mobiliários e da decoração dos palácios presidenciais.

Segundo reportagem do Estadão, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva gastou R$ 114 mil com a compra de um tapete para o Palácio do Planalto, R$65 mil com a aquisição de um sofá para o Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente, além de R$156 mil com a compra de pisos novos para a Granja do Torto, que funciona como uma espécie de casa de campo do presidente. “Infelizmente, o estado precário e a falta de cuidados e manutenção adequados levaram a necessidade destas atualizações nos mobiliários e decoração”, justificou Pimenta, em uma publicação nas redes sociais.

Segundo a reportagem, o governo federal gastou R$26,8 milhões, em 2023, com as reformas, que incluem a compra de móveis novos, materiais e utensílios domésticos para o Palácio do Planalto, o Palácio da Alvorada, a Residência Oficial do Torto e o Palácio do Jaburu, que é a residência oficial do vice-presidente da República. “Trata-se de uma aquisição incorporada ao patrimônio público dentro de padrões estéticos e de qualidade em conformidade com as exigências para uso nos espaços presidenciais” , argumentou Pimenta.

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.