Ouvindo...

Argentina: Milei recorre a frase de Lula em 2022 para se opor a Massa em reta final

Candidato de direita utilizou mote ‘A esperança vai vencer o medo’ para rebater alegações de adversário na disputa pela Casa Rosada

Em última propaganda, Milei refuta alegações de Sergio Massa

Javier Milei, que enfrenta Sergio Massa no domingo (19), no segundo turno da eleição presidencial na Argentina, recorreu a um mote do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em seu último comercial de campanha. Na peça publicitária, ele utiliza a expressão “A esperança vai vencer o medo”, usada por Lula no pleito de 2002, ante José Serra (PSDB).

Milei, no entanto, é opositor de Lula e já chamou o petista de “comunista”. Aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o candidato da coalizão “La Libertad Avanza” (A Liberdade Avança, em português), usou o mote do presidente brasileiro para questionar afirmações feitas por correligionários de Massa. Segundo Milei, serviços como saúde e educação não serão privatizados.

“O que vamos fazer é terminar com a inflação e a insegurança para sempre. O que vamos fazer é terminar, para sempre, com os privilégios dos políticos”, diz o libertário, na propaganda.

Massa, que é apoiado pelo grupo do atual presidente, Alberto Fernández, tem tentado atribuir, ao adversário, uma imagem de extremista. Peronista, ele aposta no apoio de lideranças latinas à esquerda, como o presidente Andrés López Obrador, do México, e Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai.

Em uma de suas mais recentes peças, Massa relacionou Milei a Margaret Thatcher, ex-primeira-ministra do Reino Unido. Thatcher sofre rejeição na Argentina por ter encampado a Guerra das Malvinas, que opôs britânicos e argentinos.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.