Ouvindo...

Entidades criticam STF e pedem, em carta, respeito à Justiça do Trabalho

Advogados e centrais sindicais acusam Suprema Corte de desrespeitar decisões do Tribunal Superior do Trabalho

Entidades acusam STF de desrespeitar o Tribunal Superior do Trabalho

Entidades representativas da advocacia, entre elas a Ordem dos Advogados do Brasil de Minas Gerais (OAB-MG), e movimentos sindicais apresentaram, nesta segunda-feira (13), em São Paulo, uma carta em defesa da Justiça do Trabalho. O documento manifesta apreensão por causa das restrições à competência constitucional da Justiça do Trabalho e enorme insegurança jurídica provocada por recentes decisões do Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo os signatários do documento, o STF tem derrubado decisões do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e legislado sobre o tema, o que pode gerar insegurança jurídica. “A competência da Justiça do Trabalho, prevista no artigo 114 da Constituição Federal, vem sendo paulatinamente suprimida por decisões da Suprema Corte que, sob o fundamento da licitude da terceirização ou qualquer outra forma de divisão do trabalho, vem concedendo salvo conduto para empresas abandonarem o contrato de emprego e o registro em carteira”, ressaltou o presidente da Comissão de Advocacia Trabalhista da OAB-SP, Gustavo Granadeiro Guimarães.

O grupo signatário com 63 entidades organizará, ainda, um dia de mobilização nacional, em que operadores do direito, sindicatos e a sociedade civil realizarão atos e manifestações, em todo território nacional, em defesa do Direito do Trabalho.

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio