Ouvindo...

Aeronave com repatriados de Gaza chegará ao Brasil na noite de segunda (13)

Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, concede entrevista coletiva, neste domingo (13), sobre a repatriação

O avião presidencial que vai repatriar 32 brasileiros e familiares, que conseguiram sair da Faixa de Gaza, decola de Cairo, capital do Egito, nesta segunda-feira (13), às 11h50. A previsão de chegada à Brasília é às 23h30 (horário do Brasil).

A aeronave VC-2, operada pela Força Aérea Brasileira (FAB), fará o décimo vôo de retorno ao Brasil dentro da Operação Voltando em Paz, iniciada após o ataque do Hamas a Israel, no dia sete de outubro. A aeronave fará três paradas técnicas: em Roma, na Itália; Las Palmas, na Espanha e na Base Aérea do Recife.

Os brasileiros e parentes que estavam ilhados na Faixa de Gaza saíram do território palestino, neste domingo (12), e estão a caminho de Cairo onde vão passar a noite e receber atendimento médico e psicológico de uma equipe enviada pelo governo brasileiro. A viagem de carro até a capital egípcia dura seis horas. São 17 crianças, nove mulheres e seis homens que aguardaram por mais de 30 dias a permissão das autoridades de Israel, Gaza e Egito para retornar ao Brasil. No grupo, 22 são brasileiros e dez são parentes palestinos.

Neste domingo (12), o Ministro das Relações Exteriores, Embaixador Mauro Vieira, concederá entrevista coletiva, às 13h, no Palácio do Itamaraty, sobre a repatriação. Contando com o grupo que estava em Gaza, a Operação Voltando em Paz transportou 1.477 passageiros e 53 animais domésticos. Três aeronaves da Força Aérea Brasileira e duas da Presidência da República foram utilizadas.

Na chegada ao Brasil, haverá uma operação de acolhimento montada com serviços de abrigo, documentação e alimentação, além de apoio psicológico, cuidados médicos e imunização. O grupo ficará dois dias hospedados em Brasília numa estrutura da Força Aérea Brasileira. “Alguns brasileiros já têm destino certo porque têm familiares aqui, então serão deslocados para esses locais. Uma parcela significativa, quase a metade do grupo, não tem onde ficar, mas o Governo Federal já disponibilizou, através do Ministério do Desenvolvimento Social, um local onde essas pessoas ficarão acolhidas. Vai ser no interior de São Paulo”, afirmou Augusto de Arruda Botelho, secretário nacional de Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.
Leia mais