Ouvindo...

Ministro de Lula comemora autorização para saída de brasileiros de Gaza: “a melhor notícia do dia”

O ministro da Secretaria de Comunicação Social se pronunciou por meio de uma rede social esta manhã, após a confirmação pelo Itamaraty de que 34 brasileiros foram autorizados a deixar a região de conflito

Brasileiros em Gaza

O ministro, Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social comemorou a confirmação da notícia de que o grupo de brasileiros que está na Faixa de Gaza foi autorizado a deixar a região nesta sexta-feira (10). A expectativa é de que as 34 pessoas sejam retiradas pela passagem fronteiriça de Rafah, que liga Gaza ao Egito ainda hoje.

Paulo Pimenta se pronunciou pelo X - antigo Twiter.

“A melhor notícia do dia: O grupo de 34 brasileiros e seus familiares palestinos que está na Faixa de Gaza foi autorizado a deixar o território. Essa medida se deve, em muito, ao esforço do corpo diplomático brasileiro e a postura do Presidente Lula”, escreveu.

O ministro fez questão de afirmar que o presidente trabalhou desde “o início do conflito pela paz e pela manutenção do diálogo na região”.

Ontem, o ex-presidente, Jair Bolsonaro, disse à CNN que vinha mantendo contato com autoridades estrangeiras também na tentativa de que os brasileiros recebessem autorização para deixar uma das zonas mais perigosas do conflito. Mais de quatro mil pessoas saíram da região, até agora, pela passagem de Rafah.

Paulo Pimenta concluiu a postagem afirmando que a ‘Operação Voltando em Paz’ é um sucesso e já garantiu o retorno de mais de 1400 pessoas em segurança para o Brasil.

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) aguarda, no Egito, para transportar os brasileiros de volta para casa. A previsão é de que o grupo retorne ao país até domingo.

Repórter da Itatiaia em Brasília