Ouvindo...

Huawei quer expandir acordo com Minas Gerais para áreas de saúde e segurança

Empresa firmou parceria com o Governo de Minas para treinar mais de 70 mil professores da rede pública

Governador Romeu Zema visitou fábrica da Huawei na China

Após assinar acordo que vai garantir o treinamento de mais de 70 mil professores da rede pública estadual de Minas Gerais, a empresa chinesa de tecnologia Huawei quer expandir a parceria com a gestão do governador Romeu Zema (Novo) para aprimorar outros serviços ligados nas áreas da saúde e da segurança pública.

“A Huawei é uma gigantesca na área de infraestrutura, nós somos líderes mundiais e temos total interesse em expandir essa cooperação com o estado, para a área de saúde, de meio ambiente, de energia limpa”, afirma o diretor regional da Huawei Brasil, Douglas Piller, em entrevista à Itatiaia.

“A Huawei tem diversos produtos que podem ajudar tanto a população quanto o governo do estado a melhorar a eficiência, a agilidade da segurança pública, no Pronto-Atendimento de hospitais. Agora vamos iniciar o processo de instalação de wi-fi nas escolas, já temos um projeto com a Fhemig [Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais] onde a gente está instalando wi-fi nos hospitais estaduais. Estamos em Minas há 22 anos, foi o primeiro escritório [no Brasil] fora de São Paulo e hoje são dois escritórios e um centro de distribuição em Extrema (MG). Não queremos parar por aqui”, completa.

O Governo de Minas Gerais fechou uma parceria com a gigante da tecnologia chinesa Huawei para o treinamento tecnológico de 70 mil professores da rede pública estadual de educação. Os professores serão treinados em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para replicar o conhecimento em sala de aula, impactando 1,3 milhão de alunos. O objetivo é fazer com que os estudantes avancem com os conhecimentos em relação ao mundo digital e saiam da escola mais preparados para o mercado de trabalho.

Piller veio até a China, para receber o governador Romeu Zema (Novo) e a comitiva do governo estadual na sede da empresa chinesa, em Xangai. Segundo ele, o treinamento dos docentes é o maior realizado pela empresa chinesa no mundo. O executivo antecipou à Itatiaia detalhes de como estão os processos nos quais serão treinados os professores mineiros.

“Esse é o maior acordo global envolvendo o ICT Academy quando a gente fala em volume de pessoas treinadas. Há, ainda, a possibilidade de expandir para as universidades estaduais, transferir não só para alunos da rede estadual, mas para a universidade. Ou seja, criar ecossistema completo de educação que vai apoiar professor e aluno”, explica.

No acordo, a empresa também irá instalar sistema de internet wi-fi em 2 mil escolas mineiras. O compromisso foi firmado em Xangai, na China, onde Zema cumpre uma série de compromissos em busca de fechar parcerias e atrair investimentos para Minas Gerais.

A cobertura da Missão Empresarial à China, que tem a participação do governador de Minas, é oferecimento da FIEMG. Essa iniciativa tem como patrocínio Master CODEMGE, CBMM, GERDAU, J.Mendes e VALE, e parceria Samarco e Arcellor.

Repórter de política na Rádio Itatiaia. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. No Grupo Bandeirantes, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na BandNews FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do BandNews TV. Vencedor de 8 prêmios de jornalismo. Já foi eleito pelo Portal dos Jornalistas um dos 50 profissionais mais premiados do Brasil.