O Governo de Minas Gerais fechou uma parceria com a gigante da tecnologia chinesa Huawei para o treinamento tecnológico de 70 mil professores da rede pública estadual de educação. Segundo o governo do Estado, este é o maior treinamento realizado pela empresa chinesa no mundo.
Os professores serão treinados em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), com objetivo de replicar o conhecimento em sala de aula, impactando 1,3 milhão de alunos. O objetivo é fazer com que os estudantes avancem com os conhecimentos em relação ao mundo digital e saiam da escola mais preparados para o mercado de trabalho.
A companhia também irá instalar sistema de internet wi-fi em 2 mil escolas mineiras.
Veja também:
Na China, Minas acerta investimento de gigante da tecnologia; saiba qual
Saúde: fábrica de testes rápidos em Montes Claros vai gerar aporte de R$ 17 milhões e 100 empregos
O acordo foi assinado em Xangai, na China, onde o governador Romeu Zema (Novo) cumpre uma série de compromissos em busca de fechar parcerias e atrair investimentos para Minas Gerais.
“O estado já tem uma grande parceria com ela [Huawei], que é uma fornecedora de equipamentos para a Secretaria de Educação e tem um grande projeto de conectar as mais de 3 mil unidades escolares em todo o estado”, afirmou o chefe do Executivo mineiro.
De acordo com Zema, essa integração do sistema escolar facilita a obtenção de informações sobre os estudantes em todo o estado e em tempo real.
“Isso significa que, quando um dado de uma escola surge, aquilo está automaticamente disponível em todo o estado. Se o aluno muda de uma região para outra ele não precisa voltar na escola para buscar os dados, tem um sistema que atende a todos os alunos. Por sua vez, os professores terão condição de ter uma série de informações em tempo real, o que não acontecia no passado”, explica.
Zema diz, ainda, que há planejamento para uma parceria semelhante na área da saúde, envolvendo as instituições de saúde que fazem parte da Rede Fhemig (Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais).
“Isso também significa uma saúde melhor para o mineiro. Se alguém que viajou, precisa de um atendimento médico você já vai saber alguma situação prévia dessa pessoa, desse paciente”, contou.
A previsão do governo mineiro é que até junho de 2024 todas as 2.197 escolas já estejam com o wi-fi de alta tecnologia em funcionamento.
A cobertura da Missão Empresarial à China, que tem a participação do governador de Minas, é oferecimento da FIEMG. Essa iniciativa tem como patrocínio Master CODEMGE, CBMM, GERDAU, J.Mendes e VALE, e parceria Samarco e Arcellor.