Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Na China, Minas acerta investimento de gigante da tecnologia; saiba qual

Além de acordo com multinacional, governo estadual anunciou cooperação com a Celer Biotecnologia, que vai aportar em Montes Claros

Representantes do governo de Minas Gerais aproveitaram a viagem à China para acertar um acordo entre o estado e a multinacional de tecnologia Huawei. Há, ainda, acordo em torno de investimentos da Celer Biotecnologia em Montes Claros, cidade norte-mineira. As parcerias, que devem ser oficializadas nesta segunda-feira (6), foram confirmadas à Itatiaia por interlocutores que, assim como a reportagem, estão em solo asiático.

A segunda-feira, aliás, será o primeiro dia de agendas públicas do governador Romeu Zema (Novo) em Xangai, na China. As duas parcerias vão consistir nos primeiros resultados da viagem de Zema ao continente asiático. A comitiva mineira, que chegou ao país no fim da semana passada, dedicou as últimas horas a articulações internas para alavancar a cooperação com empresários estrangeiros.

O acordo com a Celer deve ser formalizado em um evento com representantes da empresa. As tratativas com a Huawei, por outro lado, vão ser oficializadas durante uma visita do governador às instalações da empresa, que produz equipamentos como smartphones, computadores e relógios.

Com mais de 20 anos de mercado, a Celer é uma sociedade entre empresários brasileiros e chineses. A companhia é especializada em diagnóstico clínico humano e veterinário A empresa atua, ainda, no desenvolvimento e produção de sistemas para instrumentalizar e automatizar laboratórios.

Zema estará acompanhado de Flávio Roscoe, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). A entidade organizou uma comitiva que levou cerca de 180 empresários do estado à China a fim de tentar alinhar parcerias.

Já a Huawei, embora atue em ao menos cinco estados brasileiros, ainda não tem investimentos em Minas Gerais. A multinacional é especializada em soluções de Tecnologia da Informação.

A cobertura da Missão Empresarial à China, que tem a participação do governador de Minas, é oferecimento da FIEMG. Essa iniciativa tem como patrocínio Master CODEMGE, CBMM, GERDAU, J.Mendes e VALE, e parceria Samarco e Arcellor.

Repórter de política na Rádio Itatiaia. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. Em Belo Horizonte, teve passagens pelas rádios Alvorada, BandNews FM e CBN. No Grupo Bandeirantes de Comunicação, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na BandNews FM BH. Cobriu as tragédias ambientais da Samarco, em Mariana, e da Vale, em Brumadinho. Vencedor de 8 prêmios de jornalismo. Em 2023, venceu o Prêmio Nacional de Jornalismo CNT.
Leia mais