Ouvindo...

Times

Governo de Minas apresenta Vale do Lítio a empresa chinesa em reunião em Xangai

Ganfeng Lithium, com sede na China, é uma das maiores produtoras e beneficiadora do mineral no mundo

A comitiva do Governo de Minas que cumpre uma série de agendas oficiais na China apresentou, nesta quarta-feira (8), o projeto do Vale do Lítio a executivos de uma empresa chinesa que é uma das líderes mundiais na exploração do minério. A reunião ocorreu na sede da Ganfeng Lithium, maior produtora de sal de lítio da China e terceira maior maior do mundo.

O objetivo do encontro é atrair a companhia para explorar e beneficiar o lítio, abundante nas regiões Norte e do Vale do Jequitinhonha.

“Minas Gerais está participando ativamente dessa transição energética, e o Vale do Lítio é rico neste mineral, essencial para produção de baterias elétricas, o que nos coloca em posição muito atrativa para as empresas que atuam nessa cadeia”, destacou o governador Romeu Zema durante o encontro.

Recentemente, ainda durante a viagem à China, o governador mineiro afirmou que o estado procurava por um fornecedor que pudesse atuar no beneficiamento do lítio em Minas Gerais, com o objetivo de agregar maior valor à cadeia produtiva do mineral.

"É esse tipo de empresa que queremos atrair, parceiros que possam desempenhar papel que vá muito além da simples extração, que possam ampliar a atuação em produtos mais elaborados até chegarmos a ter toda a cadeia em Minas, da exploração até a bateria ou até mesmo à montagem de carros elétricos”, afirmou o governador ao explicar que a Ganfeng atua em toda a cadeia do lítio, desde à montagem de unidades de extração do minério, à fabricação de baterias e reciclagem do material.

A cobertura da Missão Empresarial à China, que tem a participação do governador de Minas, é oferecimento da FIEMG. Essa iniciativa tem como patrocínio Master CODEMGE, CBMM, GERDAU, J.Mendes e VALE, e parceria Samarco e Arcellor.

Repórter de política na Rádio Itatiaia. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. No Grupo Bandeirantes, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na BandNews FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do BandNews TV. Vencedor de 8 prêmios de jornalismo. Já foi eleito pelo Portal dos Jornalistas um dos 50 profissionais mais premiados do Brasil.
Leia mais