Ouvindo...

Desoneração da folha de pagamento é aprovada na CAE e segue para o plenário

Votação do projeto de lei que prorroga a desoneração aconteceu, nesta terça-feira (24), na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado

Projeto que prorroga a desoneração da folha de pagamentos é relatado pelo senador Angelo Coronel

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou, nesta terça-feira (24), o Projeto de Lei (PL) que prorroga a desoneração da folha de pagamento para 17 setores até 31 de dezembro de 2027. O relatório votado é de autoria do senador Angelo Coronel (PSD-BA) e nega as alterações propostas pela Câmara dos Deputados em agosto. Aprovada, a matéria será levada ao plenário do Senado Federal, e a expectativa é que seja votada a urgência do texto ainda nesta terça. 


No início da sessão, o líder do governo, senador Jaques Wagner (PT-BA), chegou a solicitar um pedido de vista para a votação ocorrer na quarta-feira (25). Entretanto, os parlamentares negociaram a retirada de uma emenda proposta pelo senador Ciro Nogueira (PP-PI), que vira um destaque a ser discutido no plenário, e a solicitação de vista caiu.

Expectativa de votação no plenário

Na última sexta-feira (20), o presidente Rodrigo Pacheco (PSD-MG) indicou que o Senado votaria nesta semana a proposta que prevê a prorrogação da desoneração da folha de pagamentos para 17 setores da economia até 31 de dezembro de 2027. “Votaremos no plenário o mais breve possível para que ele vá à sanção do presidente [Lula]”, afirmou.

A proposta de autoria do senador Efraim Filho foi submetida à aprovação da Câmara dos Deputados no mês passado e retornou ao Senado Federal. O Projeto de Lei (PL) prorroga a desoneração da folha de pagamento para 17 setores da economia que, segundo Pacheco, detêm altos índices de empregabilidade — entre eles estão construção civil, comunicação, fabricação de veículos, tecnologia da informação e transporte rodoviário coletivo. “A presidência do Senado tem uma posição favorável ao projeto. Consideramos que é importante a desoneração desses 17 setores que têm alta empregabilidade e cuja folha de pagamento representa muito para o custo dessas empresas”, disse. "É natural que haja um programa de desoneração prorrogado por mais alguns anos”, concluiu.

Repórter de política em Brasília. Na Itatiaia desde 2021, foi chefe de reportagem do portal e produziu série especial sobre alimentação escolar financiada pela Jeduca. Antes, repórter de Cidades em O Tempo. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.