A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, afirmou nesta segunda-feira (23) que o partido poderá lançar candidatura própria para a disputa para o comando da Câmara dos Deputados, que irá ocorrer apenas em fevereiro de 2025. Como o atual presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), não poderá disputar a eleição, uma vez que já foi reeleito para o comando da Mesa Diretora, crescem os nomes de parlamentares da base e de oposição ao governo que tentam herdar o capital político de Lira para conquistar a presidência da Câmara.
Em uma publicação nas redes sociais, Gleisi Hoffmann afirmou que o PT ainda não discutiu o assunto, mas que a direção nacional juntamente com a bancada da Federação, que também conta com o PV e o PC do B, e os demais partidos aliados, irão discutir a possibilidade de lançar candidatura própria ou do mesmo campo político.
Entre os nomes cotados para a sucessão de Arthur Lira, está o do presidente do Republicanos, Marcos Pereira, que atualmente ocupa a vice-presidência da Câmara. Alguns líderes partidários também estão na corrida pelo comando da Câmara, entre eles Elmar Nascimento (União Brasil-BA), Antonio Brito (PSD-BA) e Isnaldo Bulhões (MDB-AL).
Os três partidos integram o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O Partido Liberal ainda discute internamente um nome para a disputa ao comando da Câmara. No momento, o nome mais cotado é o do líder do partido na Câmara, Altineu Côrtes (PL-RJ).