O Brasil deve tentar viabilizar uma nova proposta de resolução no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, sinalizou que haveria possibilidade ao deixar a entrevista coletiva nessa quarta-feira na sede do Itamaraty.
O ministro, Mauro Vieira, viajou na noite desea quarta-feira(18) para Nova Iorque. A diplomacia brasileira ainda não encerrou a negociação com os países que integram o Conselho de Segurança. Na sexta-feira (20), Vieira irá para o Egito, onde participa de uma cúpula internacional de debate sobre a guerra em Israel. O ministro fez questão de afirmar que o interesse do Brasil sempre foi a ajuda humanitária e uma solução para o conflito.
Para os diplomatas, nos EUA, uma nova tentativa de resolução pode contribuir para apoiar os palestinos na Faixa de Gaza que vivem uma crise agravada pela guerra e também pode ajudar na libertação de reféns sequestrados pelo grupo extremista Hamas.
Na quarta-feira (18), o Conselho de Segurança da ONU rejeitou texto do Brasil para uma proposta de paz no conflito entre Hamas e Israel. A proposta brasileira recebeu 12 votos favoráveis. Rússia e Reino Unido se abstiveram. Mas os EUA que tem poder de veto por ser mebro permanente do colegiado rejeitou a proposta brasileira.