O diretório do PT em Minas Gerais oficializou, nesta sexta-feira (22), o adiamento da visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Belo Horizonte. As agendas na cidade estavam previstas para acontecer no próximo dia 27, mas foram canceladas em virtude de dores no quadril sentidas pelo chefe do Executivo federal.
O cancelamento vai ao encontro de informação publicada pela coluna Em Cima do Fato, da Itatiaia.
Lula estaria em BH para lançar obras no Anel Rodoviário. As intervenções estão ligadas ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
As dores, porém, acabaram se agravando. Lula estava nos Estados Unidos da América (EUA) para participar de evento da Organização das Nações Unidas (ONU) quando decidiu antecipar, em um dia, o retorno ao Brasil. A viagem de volta estava marcada para quinta-feira (21), mas acabou adiantada. Ele cancelou, inclusive, uma coletiva de imprensa programada.
A caminho do Brasil, na parada para abastecer o avião presidencial, o presidente optou por cancelar todas as agendas na semana da cirurgia no quadril. A intervenção médica está marcada para sexta-feira da semana que vem.
A recomendação dada pelos médicos ao presidente é de evitar viagens nos próximos dias. Após a cirurgia, marcada para tratar uma artrose, o petista ficará de repouso e despachará do Palácio da Alvorada, sua residência oficial.
‘Não tem porque duvidar’
O adiamento da visita de Lula a Belo Horizonte não trouxe temores à equipe do prefeito Fuad Noman (PSD). Segundo o chefe do poder público municipal, mesmo sem a visita do presidente à cidade, está mantido o cronograma que prevê começar, no início do ano que vem, a construção do primeiro de oito viadutos no Anel Rodoviário.
“O presidente, lamentavelmente, teve esse problema de saúde e não vai poder vir no dia 27, como estava previsto, Mas isso não quer dizer que as obras não estejam aprovadas. Voltarei a Brasília no dia 26, tendo em vista a mudança (na agenda de Lula), e vou lá acertar os detalhes. Já começamos a fazer a licitação da primeira obra em outubro. Ou seja: no início do ano que vem, começamos a primeira obra de recuperação de um viaduto na BR-040”, falou, à Itatiaia, nesta sexta.
Segundo o PT mineiro, a nova data da visita de Lula será divulgada quando “possível” for. Além da passagem por BH, o presidente iria até Jaíba, no Norte do estado, a fim de inaugurar uma usina energética.