O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD-MG), confirmou, nesta sexta-feira (15), que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai cumprir agendas em Minas Gerais no dia 27 deste mês. Segundo Silveira, a comitiva presidencial vai passar pela capital, Belo Horizonte, e por Jaíba, no Norte do estado.
A confirmação do ministro vai ao encontro de informação adiantada pela coluna Em Cima do Fato, da Itatiaia, sobre as agendas de Lula em Minas. Nesta sexta, aliás, um dos interlocutores mais próximos do presidente, Alexandre Padilha, estará em BH. Ele é o chefe da Secretaria de Relações Institucionais do governo federal.
Em BH, Lula vai anunciar obras no Anel Rodoviário. Segundo Silveira, a pauta inclui, também, a divulgação de “avanços” na duplicação da BR-381.
“Vamos oficializar, junto com o prefeito de BH, Fuad Noman, a cessão do terreno do aeroporto Carlos Prates para construção de moradias para o ‘Minha Casa, Minha Vida’, e também anunciar obras do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)”, disse o titular da pasta de Minas e Energia.
O PAC é o programa responsável por amparar as intervenções no Anel Rodoviário. O governo federal e a Prefeitura de BH projetam a construção de oito viadutos de acesso à via. O primeiro deles deve começar a ser erguido no início do ano que vem.
Energia elétrica
Em Jaíba, Lula vai inaugurar a usina Sol do Cerrado, tida como um dos maiores empreendimentos de energia solar da América Latina.
“Serão R$ 3 bilhões em investimentos, que garantirão potência instalada de 766 megawatts (MW), o equivalente ao consumo de uma cidade de 800 mil habitantes”, prometeu Silveira