O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai visitar Minas Gerais no dia 27 setembro, antes da cirurgia que fará no quadril. A informação foi adiantada à coluna por fonte do Palácio do Planalto. A intervenção médica, para tratar uma artrose, está marcada para o dia 29.
A previsão era que Lula fosse à Minas no dia 13, entre a reunião do G20 na Índia e a Assembleia Geral da ONU nos Estados Unidos. No entanto, a ida foi adiada.
Em Minas, o presidente deve oficializar a cessão do terreno do aeroporto Carlos Prates para construção do Minha Casa Minha Vida, além de anúncios de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Será a primeira vez que Lula visitará o Estado durante o terceiro mandato. Neste final de semana (15 e 16), o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, deve visitar o Estado com agendas em BH, Contagem e Itaúna
Na sexta, às 16h, o ministro participa de reunião com o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), e vai tratar do anúncio sobre a cessão do antigo aeroporto do Carlos Prates para a construção de casas Programa Minha Casa Minha Vida. A oficialização deve ser feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no final de setembro, quando ele visitará o Estado, conforme adiantado pela coluna. No final do dia, Padilha participa da inauguração da UPA Bairro Industrial, em Contagem, com a prefeita Marília Campos.
No sábado, às 9h30, o ministro participa da inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), em Itaúna. As obras foram feitas com recursos do PAC Universalização do tratamento. De tarde, Padilha ainda fará visita ao Hospital Mário Penna.