Ouvindo...

Dino afirma que ausência de Lula na Abin ocorreu por ‘problemas pessoais de saúde’

Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, alegou que o presidente se sentiu mal nessa terça-feira (5)

Presidente Lula (PT) sentiu mal-estar nessa terça-feira

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cancelou presença na cerimônia do Dia do Profissional de Inteligência às vésperas do início da solenidade na Agência Brasileira de Inteligência (Abin), em Brasília, nesta quarta-feira (6), e enviou o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro da Justiça Flávio Dino (PSB) para representá-lo. Após a rápida celebração no auditório da Abin com a presença do diretor-geral Luiz Fernando Corrêa, Dino respondeu à imprensa sobre a decisão de Dias Toffoli que anula provas obtidas pelo acordo de leniência com a Odebrecht contra Lula e justificou a ausência do presidente da República.

“Na verdade, houve um contratempo de ordem pessoal. Desde ontem [terça-feira, 5] o presidente vinha sentindo uns problemas pessoais de saúde, mas leves. O despacho até foi transferido para o [Palácio da] Alvorada, e eu estive lá hoje cedo. Não houve nenhum razão de ordem política. É uma questão pessoal”, esclareceu.

Leia também:

A ausência de Lula no evento da Abin ocorre em meio aos últimos acertos para concluir as negociações com os partidos ligados ao Centrão e estabelecer as trocas nos ministérios do Esporte e dos Portos e Aeroportos. A previsão é que até a noite de quarta-feira (6), véspera do 7 de Setembro, o presidente anuncie as saídas de Ana Moser, do Esporte, e de Márcio França, dos Portos e Aeroportos, para as respectivas entradas de André Fufuca (PP-MA) e Sílvio Costa Filho (Republicanos-PE).

Repórter de política em Brasília. Na Itatiaia desde 2021, foi chefe de reportagem do portal e produziu série especial sobre alimentação escolar financiada pela Jeduca. Antes, repórter de Cidades em O Tempo. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.