O governador Romeu Zema (Novo) enviou, à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a segunda leva de nomes de presidente de autarquias e ocupantes de diretorias estratégicas da estrutura estadual que precisam ser sabatinados pelos deputados estaduais. A lista tem oito nomes e foi encaminhada nessa segunda-feira (28). Os citados já estão em seus cargos há algum tempo, mas precisam passar por uma inquirição no Legislativo, como pede a Constituição Estadual.
No documento remetido por Zema ao comando da Assembleia, há nomes como o do ex-deputado estadual Felipe Attiê, presidente da Fundação Ezequiel Dias (Funed) desde o início do ano. A entidade é famosa pela produção de insumos hospitalares como soros e a Talidomida, utilizada por portadores de hanseníase. O diretor-geral do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Antônio Carlos de Moraes, também será ouvido pelos parlamentares.
Tradicionalmente, os indicados para postos-chave em autarquias são sabatinados pela Assembleia antes de assumirem os cargos. Segundo a equipe de Zema, os nomes foram enviados agora, mesmo depois de já estarem atuando nas áreas para os quais foram designados, porque as indicações eram temporárias — e não efetivas. Advogados e juristas ouvidos pela Itatiaia, no entanto,
Indicações de Zema enviadas à ALMG nesta semana
1. Presidente da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), Jefferson da Fonseca Coutinho;
2. Diretor-Geral do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Antônio Carlos de Moraes;
3. Presidente da Fundação Ezequiel Dias (Funed), Felipe Attiê;
4. Diretor-Geral Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Rodrigo Rodrigues Tavares;
5. Diretor-Geral da Loteria Mineira, Ronan Edgard dos Santos Moreira;
6. Presidente da Fundação João Pinheiro (FJP), Helger Marra;
7. Presidente da Fundação Caio Martins (Fucam), Frederico Corrêa Lima de Carvalho;
8. Fundação Helena Antipoff, Vicente Tarley Ferreira Alves.
Acordo entre governistas e oposição
O acordo para as sabatinas, ainda que de modo “retroativo”, foi fechado entre governistas e a oposição a Zema na Assembleia no início do mês. O ápice da discordância aconteceu quando a coalizão antagônica ao governo, formada por PT, PCdoB, PV, Psol e Rede, ficou descontente
Na semana passada, o governador já havia encaminhado, à Assembleia,
Citados, também, o presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Renato Teixeira Brandão, e Marcelo da Fonseca, diretor-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam).