O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fez um gesto público nesta segunda-feira (28) para que o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), se filie ao Partido Liberal. Após Zema ser elogiado pelo deputado estadual Coronel Sandro (PL) durante discurso na Assembleia Legislativa (ALMG), a plateia gritou para o governador de Minas ir para o partido. Neste momento, Bolsonaro escreveu “PL” em uma folha de papel, mostrou ao público e entregou o papel a Zema.
Procurada, a assessoria do governador informou que ele permanecerá no Partido Novo. O episódio ocorreu durante a entrega do título de cidadão honorário de Minas Gerais a Jair Bolsonaro. Segundo Coronel Sandro, há “afinidade” entre Zema, o PL e o próprio Bolsonaro, “tanto é que o governador o apoiou no segundo turno das eleições”.
Leia mais:
“Então há essa conjectura entre os analistas políticos e o próprio povo de Minas Gerais que gosta do Zema e que gosta do Bolsonaro de que a possibilidade dele vir filiar-se ao PL seja real. Houve essa manifestação e o presidente também, pela demonstração que deu hoje, parece que ele seria muito favorável. É mais para fazer coro às pessoas que estavam lembrando que essa possibilidade da filiação do Romeu Zema ao PL existe”, afirmou Sandro.
Antes de se filiar ao Partido Novo, Zema foi integrante do Partido da República por 18 anos. Em 2019, o PR mudou de nome para Partido Liberal. O governador afirma que nunca participou de atividades políticas ou se candidatou pela antiga sigla.
Questionado sobre o que há de concreto sobre uma possível troca de partido, Coronel Sandro disse que o PL de Minas Gerais deseja a filiação de Zema, mas que isso é tratado pelos presidentes da sigla, tanto estadual como nacional. “Eu acredito que se há alguma conversação sobre isso, ainda não se tornou oficial nem pública. Esse tipo de coisa é tratada nos bastidores e posteriormente, quando e se houver uma confirmação, torna-se público e oficial”, concluiu o parlamentar.