Ouvindo...

Alexandre Silveira se reúne com diretoria do ONS, e Ministério aguarda relatório com causas do apagão

Ministro de Minas e Energia se reunirá com diretores do ONS e representantes da EPE nesta quarta-feira (16)

Reunião no Ministério de Minas e Energia (MME) está marcada para começar às 9h desta quarta-feira

Um dia após o apagão que atingiu municípios das cinco regiões do país, o ministro Alexandre Silveira se reúne novamente com diretores e representantes do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) nesta quarta-feira (16), no Ministério de Minas e Energia (MME). A reunião está prevista para acabar apenas no início da tarde, e segundo agenda oficial, Silveira ainda se encontrará às 14h com representantes do setor privado para discutir o Programa Nacional do Hidrogênio.

Leia também:

O ministro segue de perto a investigação sobre as causas que provocaram o apagão ocorrido nessa terça-feira (15) e que afetou pelo menos 25 milhões de brasileiros. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estabeleceu na terça à tarde um prazo máximo de 48 horas para produção do relatório que indicará as duas causas simultâneas que levaram à escuridão no Brasil. Informações preliminares enviadas ao ministério dão conta de que uma delas foi uma falha ocorrida no Ceará.

Alexandre Silveira também recorreu ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para solicitar à Polícia Federal (PF) e à Agência Brasileira de Inteligência (Abin) a instauração de inquéritos para investigar se o apagão foi causado por sabotagem. Até o momento não há indícios de ataque, contudo, o ministro de Minas e Energia declarou ser necessário garantir que o sistema energético brasileiro está seguro.

Repórter de política em Brasília. Na Itatiaia desde 2021, foi chefe de reportagem do portal e produziu série especial sobre alimentação escolar financiada pela Jeduca. Antes, repórter de Cidades em O Tempo. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.