Ouvindo...

Rogério Correia vai pedir ao STF e à CPMI a retenção do passaporte de Bolsonaro

Deputado disse que ex-presidente pode levar, para o exterior, joias que estão no centro de operação da Polícia Federal

O deputado federal Rogério Correia, do PT mineiro

O deputado federal Rogério Correia (PT-MG) vai pedir, ao Supremo Tribunal Federal (STF) e à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Atos Antidemocráticos, a retenção do passaporte do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Nesta sexta-feira (11), ele afirmou que a medida vai servir para evitar que Bolsonaro viaje ao exterior com joias recebidas durante o período à frente do governo federal.

“Estou apresentando agora requerimento à CPMI com cópia ao STF solicitando a retenção do passaporte do ex presidente Jair Bolsonaro após a denúncia do uso do avião presidencial, utilizado na fuga para os Estados Unidos da América (EUA), para levar as joias roubadas do acervo do estado brasileiro”, disse Rogério.

Mais cedo, a Polícia Federal (PF) deflagrou operação de busca e apreensão em endereços de militares ligados a Bolsonaro. Na lista, está o ex-ajudante de ordens, tenente-coronel Mauro Cid. Os investigadores apuram possíveis irregularidades na venda de presentes que teriam sido recebidos pela presidência da República no governo Bolsonaro.

Conforme mostrou a Folha de S. Paulo, a PF encontrou um dos kits de joias recebidos por Bolsonaro do governo da Arábia Saudita em um site de leilões virtuais.

Além de Mauro Cid, outros dois militares são alvos da operação da PF: o pai de Mauro Cid, o general Mauro César Cid, e o tenente do Exército, Osmar Crivelatti. O advogado do ex-presidente, Frederick Wassef, também é alvo.

Graduado em Jornalismo, é repórter de Política na Itatiaia. Antes, foi repórter especial do Estado de Minas e participante do podcast de Política do Portal Uai. Tem passagem, também, pelo Superesportes.