Ouvindo...

STF marca posse de Luís Roberto Barroso como presidente do tribunal para 28 de setembro

Barroso assume a partir de setembro comando do STF e do Conselho Nacional de Justiça

Ministro Luís Roberto Barroso assume em 28 de setembro o comando do STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para o dia 28 de setembro a posse do novo presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, que foi eleito na quarta-feira (9) pelo plenário.

Veja mais: Senadores apresentam pedido de impeachment do ministro Barroso por fala sobre ‘derrotar o bolsonarismo’

Na mesma eleição, o ministro Edson Fachin foi escolhido para assumir a Vice-Presidência do Tribunal. Ambos foram indicados ao Supremo pela então presidente Dilma Rousseff, do PT, sendo que Roberto Barroso ingressou na Corte em 2013, enquanto Fachin passou a integrar o Supremo em 2015. Barroso também vai assumir a presidência do Conselho Nacional de Justiça.

No mês passado, Barroso esteve no meio de polêmicas ao dizer, em um Congresso da UNE, que derrotou o bolsonarismo.

O discurso criou um mau estar entre a classe política e foi repudiada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), que considerou a fala inadequada, inoportuna e infeliz. Dias depois, membros da oposição ao governo protocolaram um pedido de impeachment, no Senado, contra Barroso. O pedido ainda não foi apreciado.

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.