Ouvindo...

‘Atriz capaz de qualquer papel com entrega e emoção'; Lula homenageia Aracy Balabanian, morta aos 83 anos

Aracy Balabanian morreu nesta segunda-feira (7) vítima de um câncer no pulmão diagnosticado em outubro do ano passado

Atriz Aracy Balabanian morreu aos 83 anos nesta segunda-feira

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prestou condolências à família da atriz Aracy Balabanian, morta nesta segunda-feira (7) aos 83 anos em meio à luta contra um câncer no pulmão, diagnosticado em outubro do ano passado. A artista estava internada na Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro. Aracy colecionava papéis brilhantes na Rede Globo, entre eles a conhecidíssima Cassandra de “Sai de Baixo”.

Cumprindo agenda na região Norte do país, Lula publicou uma nota de pesar pela morte da artista e rendeu homenagens a Aracy. “Uma atriz capaz de fazer qualquer papel com entrega e emoção”, escreveu o presidente. “Meus sentimentos à família, colegas de trabalho e seus milhões de fãs no Brasil que sentirão muita falta dessa grande dama das nossas artes dramáticas”, reverenciou.

Filha de imigrantes refugiados da Armênia, Aracy nasceu em 1940 e estreou em 1972 na TV Globo em “Primeiro Amor”. Seu último trabalho na televisão aconteceu há quatro anos no especial “Juntos a Magia Acontece” (2019). A atriz não era casada e não tinha filhos. Em entrevista ao programa “Conversa com Bial”, ela comentou sobre a decisão de se dedicar exclusivamente à sua carreira. “O que significa uma mulher que não casou e não teve filhos? Mas viveu intensamente”, pontuou na ocasião.

Leia na íntegra a nota de Lula:

O Brasil acordou hoje sem Aracy Balabanian, que fez parte dos palcos e da TV brasileira por mais de 50 anos.

Da estreia nos palcos pelas mãos de Augusto Boal, passando por espetáculos do antigo Teatro Brasileiro de Comédia, ainda nos anos 60, Aracy estrelou programas como Vila Sésamo, na década de 70, e Sai de Baixo, nos anos 90, sempre exibindo seu talento.

Não esquecemos de seu papel como a mãe superprotetora dona Armênia; de bordões mas também do seu talento dramático, de uma atriz capaz de fazer qualquer papel com entrega e emoção.

Meus sentimentos à família, colegas de trabalho e dos seus milhões de fãs no Brasil que sentirão muita falta dessa grande dama das nossas artes dramáticas.

(Com Patrícia Marques)

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.