O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, e o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, do PSD, anunciaram, nesta sexta-feira (4) uma série de ações de descarbonização para combater pobreza energética e levar energia limpa e renovável na Amazônia. As iniciativas foram divulgadas em Parintins, no Amazonas, durante o evento “Energias da Amazônia”. Lula e outros representantes do Palácio do Planalto estão na região
A cerimônia marcou o relançamento do programa “Luz para Todos”, o lançamento do programa Energias da Amazônia, de descarbonização da Amazônia; o anúncio da Interligação de Parintins, Itacoatiara e Juruti ao Sistema interligado Nacional (SIN), além da assinatura da Ordem de Serviço do Linhão Manaus/Boa Vista e do decreto da Interligação Elétrica dos países da América do Sul.
“O dia de hoje vai entrar para a história. É interligação de Parintins. É interligação de Itacoatiara. É interligação de Juruti. Serão mais de 300 mil pessoas atendidas. Energia limpa e renovável para a nossa Amazônia. Cerca de R$ 1 bilhão investidos e 2.250 empregos gerados para nosso povo”, disse Silveira.
Após 20 anos, as cidades de Parintins, Itacoatiara e Juruti, foram conectadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN), proporcionando o acesso à energia elétrica gerada por fontes limpas e renováveis. A ligação ao SIN lança o programa Energias da Amazônia. Segundo o Governo Federal, está é a maior iniciativa de descarbonização do mundo.
No programa, estão previstos investimentos na ordem de R$ 5 bilhões para a transição dos 211 sistemas isolados que utilizam combustível fóssil na geração de energia elétrica.
Silveira garantiu que cerca de meio bilhão de reais serão economizados em diesel por ano.
“É energia de mais qualidade para nossa gente, com redução de custos, redução da conta de luz dos brasileiros e descarbonização da Amazônia”, destacou o ministro.
Estima-se que aproximadamente 3 milhões de pessoas morem nessas localidades e que, ao substituir a matriz térmica por opções mais sustentáveis 1,5 milhões de toneladas de carbono deixarão de ser lançadas na atmosfera. Com a interligação ao SIN e implantação de fontes renováveis, será reduzida em 70% a geração térmica.
Luz para todos
Durante o evento, foi anunciada a retomada do programa Luz para Todos que, nesta nova fase, irá beneficiar até 500 mil famílias brasileiras, levando energia elétrica à população rural em especial no Norte do país e em regiões remotas da Amazônia Legal.
O programa, lançado pelo presidente Lula em 2003, é uma iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério de Minas e Energia (MME) e tem como objetivo garantir a erradicação da pobreza energética e o desenvolvimento social e econômico.
“Estamos relançando o Luz para Todos, pois o Brasil voltou vamos tirar nossos irmãos da escuridão. O Luz para Todos é o senhor, Presidente Lula, é dignidade para mais de 17 milhões de brasileiras e brasileiros Serão 500 mil famílias beneficiadas até 2026”, ressaltou Alexandre Silveira.
Nesta sexta, começou em Belém, no Pará, o evento Diálogos Amazônicos, com a presença de uma série de autoridades federais, como a Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e o Ministro de Cidades, Jader Barbalho,
O evento é uma preparação para a Cúpula da Amazônia que começa na semana que vem, nos dias 8 e 9, também em Belém, no Pará. Chefes de Estado e representantes de ao menos sete países da América do Sul vão comparecer.