O governador Romeu Zema (Novo) usou suas redes sociais neste domingo (23) para postar uma frase polêmica atribuída ao ex-presidente dos EUA, James Madison: “Democracia é o direito das pessoas escolherem o próprio tirano”.
Veja mais:
Madison foi o quarto presidente dos Estados Unidos, entre 1809 e 1817, sendo considerado o “Pai da Constituição Americana” e um dos mais importantes federalistas. Ele atuou na elaboração da Constituição e na Declaração dos Direitos.
Com o passar do tempo, Madison se tornou cada vez mais preocupado com a concentração de poder na mão do governo federal norte-americano e se tornou um defensor ferrenho da autonomia de cada estado dos EUA.
Ele também fez várias análises sobre o perigo de alguns poderes de uma República concentrarem poderes e desequilibrar a estrutura de “pesos e contrapesos” defendida pelos pais fundadores dos Estados Unidos.
Outras frases polêmicas, com crítica ácidas às instituições democráticas, também são atribuídas ao ex-presidente James Madison,
Frase de Mussolini
No início deste mês, uma outra postagem de Zema gerou polêmica nas redes e rendeu críticas ao governador de Minas. Ele usou uma citação atribuída ao líder do fascismo italiano Benito Mussolini: “Fomos os primeiros a avisar que, quanto mais complexa se torna a civilização, mais se deve restringir a liberdade do indivíduo”.
Dias depois, Zema explicou que publicou a frase do ditador italiano para alertar o que ele chamou de “tendência” de algumas pessoas no Brasil acreditarem que o Estado “pode tudo e resolve tudo”.
A reportagem da Itatiaia entrou em contato com a assessoria do governador Romeu Zema para comentar o significado da postagem deste domingo (23), mas até a publicação desta reportagem não houve retorno.