O governador Romeu Zema (Novo) disse nesta quarta-feira (12) que
No dia 1º de julho, o governador publicou a seguinte frase atribuída a Mussolini no Instagram: “Fomos os primeiros a afirmar que, quanto mais complexa se torna a civilização, mais se deve restringir a liberdade do indivíduo”. O trecho estava acompanhado por uma mensagem de Zema dando “bom dia” aos seus seguidores.
“A publicação dessa frase foi muito mais um alerta que eu quis dar. Quem conhece meu posicionamento sabe que a última coisa que eu sou é alguém no estilo do Mussolini, que acreditava em um estado onipotente”, disse o governador durante entrevista ao canal Globonews.
Perguntado se não deveria fazer um “mea culpa”, Zema disse que não quis ofender ninguém e que, diariamente, publica frases diversas em suas redes sociais. “Você ter pluralidade de opiniões é bom, mas não é a minha opinião. Tem de ficar muito claro. Aquilo ali é mais um alerta porque me parece que nós temos por parte de algumas pessoas uma tendência aqui no Brasil de achar que o Estado pode tudo e resolve tudo. E definitivamente não é a minha opinião”, respondeu o governador de Minas Gerais.