Ouvindo...

Zema compartilha frase de Mussolini, líder do fascismo italiano, em rede social

Governador de Minas tem hábito de publicar ‘frases motivacionais’, mas escolheu citação atribuída a ditador para dar ‘bom dia’ a seguidores

Romeu Zema, governador de Minas, compartilhou frase atribuída a Mussolini em seu Instagram

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), compartilhou, neste sábado (1º) uma frase do líder do fascismo italiano, Benito Mussolini (1883-1945), em suas redes sociais.

“Fomos os primeiros a afirmar que, quanto mais complexa se torna a civilização, mais se deve restringir a liberdade do indivíduo”, diz o trecho atribuído ao ditador italiano, que ocupou o cargo de primeiro-ministro do país europeu por quase 21 anos - entre 1922 e 1943.

“Bom dia”, escreveu Zema ao compartilhar o comentário. Em seguida, postou uma foto comendo croissant com queijo. Procurado, o governo se manifestou por meio de nota, reforçando que o governador é um “defensor das liberdades individuais, incluindo o direito de ir e vir, o acesso à propriedade privado e as eleições livres”. E que a frase foi compartilhada como “alerta sobre os riscos de um estado inchado, com altas cobranças de impostos e gastos desregulados”

O governador mineiro tem o hábito de publicar “frases motivacionais” nos ‘stories’ do seu perfil no Instagram. As frases, escritas em um editor de texto de computador, são registradas por ele nas redes. Na noite desta sexta-feira (30), Zema compartilhou uma citação do sacerdote inglês John Henry Newman.

“O mal prega tolerância até que se torne dominante. A partir daí ele procura silenciar o bem”, diz o texto.

Confira a nota, na íntegra:

O governador Romeu Zema é um defensor das liberdades individuais, incluindo o direito de ir e vir, o acesso à propriedade privada e as eleições livres, condições possibilitadas apenas pela democracia. A citação em questão foi postada como um alerta sobre os riscos de um estado inchado, com altas cobranças de impostos e gastos desregulados, mas sem capacidade de investimentos básicos para a população. Este cenário significa, na prática, que quanto mais burocrático e complexo o estado for, maiores serão os riscos de colocar em xeque as liberdades de todos os brasileiros. O governador Romeu Zema reafirma seu compromisso com a democracia e com um estado que sirva às necessidades do povo, sobretudo, sempre com o intuito de melhorar a vida das pessoas.

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.