Exonerada do Ministério do Turismo em decreto na edição extraordinária do Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (14), a ex-ministra Daniela Carneiro (União-RJ) rompeu o silêncio após a
“Saio como entrei: com a cabeça erguida. Asar do cenário adverso, um ministério sucateado com a menor estrutura e o menor orçamento desde a sua criação, consegui realizar entregas importantes para o turismo brasileiro”, declarou. A agora ex-ministra também reforçou que manterá seu apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e a expectativa é que ela assuma a posição de vice-líder do governo na Câmara.
Fim da novela Daniela Carneiro
Daniela Carneiro sai do Ministério do Turismo após sete meses para dar lugar ao deputado federal Celso Sabino. A troca de um pelo outro é parte de uma negociação do presidente Lula com o União Brasil e outros partidos de Centro, que têm buscado maior representatividade no alto escalão do governo federal. Daniela era vista por colegas de partido como uma escolha pessoal do petista. Sabino, por outro lado, é uma indicação dos grupos do Centro na Câmara dos Deputados e a nomeação dele pode apaziguar os ânimos destes partidos, que também miram os ministérios do Esporte e do Desenvolvimento Social para aumentar a presença no alto escalão do governo federal.
A confirmação do nome de Celso Sabino para assumir a pasta aconteceu nessa quinta-feira (13) após reunião entre o parlamentar, Lula e ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, no Palácio do Planalto. Na ocasião, o político aceitou formalmente o convite para o Ministério do Turismo, negociado ao longo de todo o mês passado entre aliados do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e interlocutores do petista.
A ministra Daniela Carneiro deixa a pasta após
Eleita deputada pelo União Brasil, Daniela Carneiro articulava sua saída do União, e aliados acreditam que a indicação de Sabino pela Câmara para o cargo poderá auxiliar Lula a articular um apoio mais sólido para votações no plenário.