O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), e o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), têm reunião marcada para a manhã de terça-feira (11) para discutir a tramitação da reforma tributária no Senado Federal. O
Haddad adiantou nesta segunda-feira (10) que também tratará da tramitação da segunda etapa da reforma tributária no encontro com Pacheco. A PEC enviada pela Câmara ao Senado contempla a primeira etapa e está centrada na tributação sobre o consumo e os serviços. A segunda parte citada por Haddad em entrevista a O Assunto é apelidada de ‘reforma da renda’ e priorizará a mudança tributária sobre o imposto de renda.
O ministro da Fazenda indicou que não esperará a aprovação do texto-base para direcionar a segunda parte da reforma ao Congresso. “Temos que concluir a tramitação da PEC no Senado, mas, não vamos aguardar o final da tramitação para enviar a segunda parte da reforma”, declarou.
Segundo Haddad, é necessário que as matérias sejam aprovadas juntas para que não prejuízo ao orçamento do Governo Federal para o próximo ano. “Para garantir as metas do marco fiscal, preciso que o Congresso aprecie a segunda etapa junto à peça orçamentária. As peças vão juntas para haver responsabilidade compartilhada entre Executivo e Legislativo”, concluiu.