O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou nesta quarta-feira (31) uma reunião emergencial para discutir com o núcleo da articulação política do Palácio do Planalto a derrota na Câmara dos Deputados com a votação do marco temporal e da MP que altera a formação dos ministérios.
Lula convocou os ministros da Casa Civil, Rui Costa (PT), e das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, além do líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães. O encontro da equipe de política do governo não estava na agenda oficial da presidência.
Nesta quarta, o Planalto tenta aprovar a MP que alterou a configuração dos ministérios do governo federal. A votação seria na terça-feira (31), mas a base de apoio do governo petista não conseguiu juntar parlamentares suficientes.
O governo tem até quinta-feira (1º) para aprovar a proposta, caso contrário os ministérios criados pelo presidente Lula deixam de existir e a Esplanada do Ministério volta à configuração desenhada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.