Ouvindo...

Após queixas, Ministério da Justiça suspende venda de novos pacotes da Hurb

Medida foi motivada por reclamações de descumprimento de contratos de pacotes de viagens pela Hurb (antigo Hotel Urbano)

Hurb está impedida de vender novos pacotes de viagens com datas flexíveis

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão ligado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, determinou a suspensão temporária da venda de novos pacotes com datas flexíveis da Hurb (antigo Hotel Urbano). De acordo com comunicado da entidade, foram encontradas irregularidades nas práticas comerciais da empresa.

“A medida foi tomada como forma de proteção aos consumidores e busca garantir a resolução dos problemas antes que novas vendas sejam realizadas”, diz trecho do comunicado divulgado nesta segunda-feira (29).

Veja: CEO da Hurb renuncia ao cargo após expor dados e ameaçar clientes na internet; entenda a polêmica

De acordo com a Senacon, não há um prazo para o fim da proibição - que depende de apresentação de um plano para resolução de problemas envolvendo contratos em vigor por parte da Hurb.

A Hurb, que vende pacotes de viagens, tem sido alvo de reclamações de consumidores desde o ano passado por descumprimento de contratos. De acordo com a secretaria, nos últimos meses, “aumentaram expressivamente os relatos de clientes em todo o Brasil por problemas como cancelamentos de viagens sem aviso prévio, atraso no pagamento a hotéis e falta de assistência em casos de problemas durante a viagem e hospedagem”.

A empresa já havia sido notificada em 2022, quando a secretaria determinou que a companhia apresentasse esclarecimentos sobre as denúncias recebidas. No entanto, segundo a Senacon, as respostas “não foram suficientes para sanar as irregularidades apontadas pelos consumidores”.

Segundo o secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, para que possa voltar a vender novos pacotes, a Hurb deve corrigir as falhas já identificadas.

“Essa medida vai perdurar até que a empresa nos apresente um plano concreto de resolução dos contratos atualmente em vigor. A Hurb deverá demonstrar que está cumprindo os contratos e que tem condições financeiras de celebrar novos contratos”, afirmou.

A Senacon informou, ainda, que em reunião realizada no dia 12 de maio, “a plataforma se comprometeu a melhorar seus processos internos e a adotar medidas para garantir que os direitos dos consumidores sejam respeitados, além de aprimorar a transparência nas informações sobre os produtos e serviços oferecidos”.

Dentre os compromissos assumidos estão a entrega de um plano de reestruturação para atender os contratos que ainda não foram cumpridos e a resposta a reclamações de consumidores feitas na plataforma consumidor.gov.br.

“A empresa se comprometeu a apresentar um plano para o cumprimento dos contratos já estabelecidos, mas o documento não trouxe informações suficientes e consistentes. Por isso, para que não haja ainda mais prejuízo aos consumidores e consumidoras de todo o país, nós resolvemos emitir uma medida cautelar para impedir que a Hurb continue comercializando pacotes, já que ela não tem demonstrado capacidade de cumprir com o contratado”, explicou o secretário.

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.