O líder do PT no Senado Federal, Fabiano Contarato, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de um inquérito policial por injúria racial contra o senador Magno Malta (PL-ES) por uma declaração sobre o Vini Jr.
“Como pai de duas crianças negras, não posso ignorar o que testemunhei hoje no Senado. Por isso, acionei o Supremo Tribunal Federal para que instaurasse inquérito policial para averiguar falas racistas do senador”, disse o senador Contarato.
“O Judiciário precisa demonstrar seu compromisso no combate ao racismo, punindo com maior rigor aqueles que, amparados pelo poder e proteção de seus cargos públicos, sentem-se à vontade para disseminar preconceito e discriminação impunemente para com o povo negro”, continuou Contarato.
Na terça-feira (23), Magno Malta usou uma sessão da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado para falar sobre o caso de racismo sofrido pelo atacante brasileiro do Real Madrid, Vinicius Jr.
O parlamentar questionou, em tom de deboche, onde estão os defensores da causa animal, “que não defenderam o macaco”? O atleta foi expulso de campo durante uma partida em Valência após reagir ao ser xingado de “macaco” por torcedores do time local.