Ouvindo...

Boxe na Câmara de BH gera embate entre ‘Gordin da Galoucura’ e Uner Augusto

Vereador do Solidariedade quer ensinar artes marciais aos servidores do Legislativo, mas ex-parlamentar protestou contra a ideia

César Gordin (esq.) vai ministrar aulas de boxe; Uner Augusto

O anúncio da oferta de aulas de boxe aos servidores da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) gerou embate entre um vereador e um ex-integrante do Parlamento. As atividades de artes marciais serão ministradas por César Gordin, que ocupa um dos 41 assentos do Legislativo belo-horizontino representando o Solidariedade. Uner Augusto (PRTB), que perdeu o mandato no mês passado após decisão da Justiça Eleitoral, criticou a novidade.

Gordin, aliás, herdou a cadeira de Uner após o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) decidir que houve fraude à cota de gênero na chapa montada pelo PRTB de BH em 2020. As aulas de boxe estão previstas para começar nesta quinta-feira (17).

“Ele, em vez de legislar, fiscalizar e representar o povo, dá aulas de boxe nas dependências da Câmara com o nosso dinheiro”, disse Uner, nas redes sociais.

Procurado pela Itatiaia para comentar a opinião do ex-vereador, Gordin disse que Uner “não deixou nada de bom” para a cidade, para a Câmara ou para os servidores. “Nem saudades ele deixou. Ao contrário”, respondeu.

No Instagram, o político do PRTB afirmou que a posse de Gordin ocorreu “com a ajuda do Psol”. Ele criticou o fato de o programa de boxe na Câmara ser incentivado pela Escola do Legislativo da Casa, responsável por ofertar cursos aos trabalhadores do local.

“Triste ver que a Escola do Legislativo da nossa querida Câmara Municipal de BH se presta a esse serviço patético. É um nocaute na política”, protestou ele, que era suplente do hoje deputado federal Nikolas Ferreira (PL).

Em resposta, Gordin afirmou que a bandeira do esporte é uma das diretrizes de seu mandato parlamentar.

“Sou professor de luta há muito tempo e trabalho de maneira voluntária com projetos sociais para tirar crianças e jovens da violência por meio do esporte. Não negaria atender a um pedido tão carinhoso e gentil dos servidores da Câmara que querem começar a praticar um esporte para melhorar a sua saúde e qualidade de vida. Por isso, aceitei ser voluntário nesse projeto”, justificou.

Vereador fez sucesso nos ringues

Ex-presidente da Galoucura, torcida organizada do Atlético, César Gordin fez carreira nos ringues de artes marciais. As aulas, inicialmente, vão ocorrer nas manhãs de terças e quintas-feiras, durante uma hora. O vereador, porém, pretende conversar com a direção da Câmara para encontrar horários que não conflitem com as atividades legislativas.

Segundo Gordin, a ideia é levar “produtividade e harmonia” ao ambiente de trabalho. As lições de boxe serão abertas a todos os servidores do Legislativo, independentemente de gênero ou idade.

Lucas Ragazzi é jornalista investigativo com foco em política. É colunista da Rádio Itatiaia. Integrou o Núcleo de Jornalismo Investigativo da TV Globo e tem passagem pelo jornal O Tempo, onde cobriu o Congresso Nacional e comandou a coluna Minas na Esplanada, direto de Brasília. É autor do livro-reportagem “Brumadinho: a engenharia de um crime”.
Graduado em Jornalismo, é repórter de Política na Itatiaia. Antes, foi repórter especial do Estado de Minas e participante do podcast de Política do Portal Uai. Tem passagem, também, pelo Superesportes.