Ouvindo...

Vale do Lítio é tema suprapartidário e ALMG vai trabalhar para garantir investimentos, diz João Vítor Xavier

Deputado representou a Mesa Diretora da Assembleia de Minas em missão do estado para lançamento do Vale do Lítio

Representante da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na missão de Minas nos Estados Unidos para o lançamento do projeto Vale do Lítio, o deputado estadual João Vítor Xavier (Cidadania) afirmou nesta quinta-feira (11) que o Legislativo mineiro vai trabalhar para fortalecer a legislação e garantir a atração de investimentos na região do Vale do Jequitinhonha.

“O Vale do Lítio é a transformação do Vale do Jequitinhonha, tão sofrido e tão esquecido no passado, em um centro de produção de tecnologia verde e de energia limpa”, diz o deputado.

Veja mais: Em NY, Zema lança Vale do Lítio e quer atrair investidores de carros elétricos

"É uma questão suprapartidária. Tivemos, aqui, deputado do PT e deputado da base de governo para tratar especificamente disso: de uma legislação que atenda aos interesses da produção, da geração de riquezas, de recursos, empregos e tecnologia, obviamente respeitando Minas Gerais e os interesses do estado e da população”, afirmou.

O parlamentar avaliou que a presença de representantes mineiros na Bolsa da Valores de Nova York, apresentando os potenciais da região, representam um passo decisivo para o desenvolvimento do Jequitinhonha como um polo para tecnologias sustentáveis e ambientalmente responsáveis. “A Assembleia de Minas tem de construir a legislação que fortaleça esse processo, ressalta.

“É uma missão muito importante para Minas Gerais, em especial por discutir na Nasdaq, principal bolsa de valores de tecnologia do mundo, os avanços para Minas Gerais nessa área. Buscando investidores e dinheiro para que a gente possa investir em Minas Gerais nessa que é uma pauta tão importante: desenvolvimento econômico para o estado, mas o desenvolvimento econômico em um caminho de tecnologia mais moderna, mais leve, daquilo que é chamado no mundo todo de tecnologia verde, como por exemplo, os carros e as baterias elétricas, que são o futuro do mundo”, explicou João Vitor.

Na quarta-feira (10), o governador Romeu Zema (Novo) lançou o Vale do Lítio em Nova York e ressaltou a intenção de atrair novas fábricas de baterias e carros elétricos para a região mineira.

O deputado João Vítor Xavier avalia que a mudança de matriz energética terá como base o elemento lítio e por isso Minas sai na frente ao garantir esses investimentos. “Hoje, os carros estão mudando sua matriz energética. Estão deixando de ser carros que funcionam à base de gasolina, álcool e diesel para serem carros à base de baterias elétricas. O lítio é a base para o funcionamento dessa bateria elétrica. O governo do estado apresentou, aqui, o polo do Vale do Jequitinhonha para a produção do lítio e para agregar valor e gerar tecnologia”, afirmou.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.
Leia mais