Em mais de 100 anos de existência, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) será presidida por uma mulher pela primeira vez nesta semana.
A deputada Leninha (PT) assume o comando do Legislativo mineiro até a próxima terça-feira (9), uma vez que o governador Romeu Zema (Novo) e o vice-governador Mateus Simões (Novo) estão em viagem.
Dessa forma, o presidente da Assembleia, deputado Tadeu Leite (MDB) assume o governo de Minas e a 1º vice-presidente Leninha assume a presidência da Casa.
“Veja só estas fotos de ex-presidentes da ALMG. Agora, pela primeira vez na história deste parlamento, mesmo que interinamente, tem uma mulher e negra ocupando esse espaço da presidência. É o sinal de que nós estamos chegando, chegando para ficar”, afirmou Leninha em um vídeo nas suas redes sociais.
“O que a vida quer da gente mesmo é coragem, vamos nessa toada, rompendo todas as barreiras, ocupando os espaços e trabalhando muito pelos mineiros e mineiras”, escreveu a deputada.
Desde 1999, a Assembleia de Minas não tinha sequer uma mulher ocupando a Mesa Diretora até que Leninha se elegeu neste ano para a 1ª vice-presidência. A última deputada a ocupar uma cadeira na Mesa foi a deputada Maria José Haueisen, que ocupou a 2ª secretaria entre 1995 e 1999.