O governador Romeu Zema (Novo) viaja nesta sexta-feira (05) para os Estados Unidos e tem agendas em Boston e Nova York até o dia 11 de maio. Um dos objetivos da viagem é apresentar o potencial de produção de Lítio do Vale do Jequitinhonha e o trabalho das quatro empresas que atuam na região. A meta é atrair mais investimentos.
Agendas nos EUA
O primeiro encontro do governador será no sábado (6), em Boston, com os diretores da Boston Metal, que já com negociações avançadas para investir em Minas Gerais.
Na terça-feira (9), em Nova York Zema participa do lançamento mundial do ‘Vale do Lítio’, na Nasdaq, maior bolsa de valores do mundo em negócios de tecnologia e inovação. A ideia é atrair investimentos para o desenvolvimento do Vale do Jequitinhonha, Nordeste e Norte de Minas em torno da cadeia produtiva do lítio. O mineiral é usado na fabricação de baterias de longa duração, para veículos elétricos e aparelhos eletroeletrônicos.
O governador também será palestrante na Conferência Lide Brazil Investiment Forum e participa da 16ª edição do Itaú BBA Latam CEO Conference, que é a maior conferência internacional para os mercados de capitais brasileiro e latino-americano.
Governador em exercício
O ofício com o comunicado da viagem já foi enviado para a Assembleia Legislativa. Pela regra, o vice-governador Mateus Simões assumiria interinamente o cargo, mas ele também estará fora. Na ausência de Zema e do vice, o presidente da Assembleia Legislava, Tadeu Martins Leite (MDB), ocupará a cadeira.
Mateus Simões estará em BH a partir de quarta-feira (11) e o governador viaja na sexta-feira (05) e retorna ao Brasil no dia (12). Enquanto o presidente da Assembleie assume o posto de governador, o legislativo será comandado pela vice-presidente deputada estadual Leninha (PT).