Em um movimento que começou com o
Na segunda-feira (24), em Belo Horizonte, o PSB promoveu reunião com 30 lideranças do Triângulo Mineiro, do Centro-Oeste e do Sul do estado. Entre os participantes, estavam 16 prefeitos e quatro vice-prefeitos. O grupo recebeu convites para se filiar à agremiação socialista. Alckmin participou do bate-papo por telefone.
Ministro do Turismo e chefe da Secretaria de Relações Institucionais durante a primeira passagem de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelo Palácio do Planalto, Mares Guia não está filiado ao PSB. Apesar disso, segundo soube a Itatiaia, ele tem tido papel importante nas conversas do partido para a filiação de novos mandatários.
Embora Mares Guia não faça parte dos quadros formais da legenda, a atuação dele é vista com bons olhos pela direção estadual.
“A contribuição que ele quer dar é à sociedade, ao povo mineiro e ao país. Ele está fazendo um esforço de trazer lideranças para o partido”, disse, à reportagem, a secretária-geral do diretório socialista em Minas, Katia Gaivoto.
Conversas sobre chapas já começaram
Paralelamente às conversas com potenciais novos quadros, o PSB tem debatido com os filiados a possibilidade de lançar chapas em cidades mineiras. Há expectativa de candidaturas próprias ao comando de cidades como Caeté, na Grande Belo Horizonte.
Em outras localidades, a ideia é compor com forças políticas aliadas, como a federação formada por PT, PV e PCdoB.
Walfrido dos Mares Guia, vale lembrar, já presidiu o PSB em Minas. Ele é um dos nomes de confiança de Lula em Minas quando o assunto está relacionado a articulações políticas.
Paulo Brant no comando em BH
Neste mês, Paulo Brant foi
O diretório do PSB em Minas é liderado pelo ex-deputado federal Mário Assad Júnior. Ele substituiu o também ex-parlamentar Vilson da Fetaemg.