O deputado federal André Janones (Avante-MG) bateu boca com o deputado de extrema-direita de Portugal, André Ventura, do partido Chega - que é tido como o “Bolsonaro” do país ibérico.
Nesta segunda-feira (24), o parlamentar português usou seu perfil em uma rede social para criticar o Governo de Portugal por ter condecorado a primeira-dama brasileira, Rosângela Silva, a Janja, com uma das principais honrarias do país: a Grã-Cruz da Ordem Infante D. Henrique.
Ventura disse que a atitude do presidente português Marcelo Rebelo de Sousa é de “idiotice” e “subserviência”.
“A nossa idiotice e subserviência não têm limites! Atribuir uma das ordens honoríficas mais importantes à mulher do Presidente brasileiro só porque sim?”, questionou.
“Qual foi o serviço enorme prestado à Nação? Banalizar a Nação e os seus símbolos é um sinal evidente de decadência!”, completou o português.
A publicação foi rebatida por André Janones, na mesma rede, que lembrou da colonização portuguesa no Brasil.
“Enquanto os subservientes éramos nós , explorados por quase 400 anos, estava tudo ok né?”, ironizou o brasileiro.
O deputado brasileiro, que se destacou pela defesa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a campanha eleitoral, disse ainda que a medalha foi recebida por Janja “em nome do povo brasileiro, explorado por séculos”.
“Até o dentro de ouro dessa sua boca podre, deve ter saído daqui”, completou Janones.
A medalha recebida por Janja em Portugal faz parte de uma série de compromissos da comitiva liderada por Lula no pais europeu. O presidente chegou a Lisboa no fim da semana passada e ainda deve passar pela Espanha antes de voltar ao Brasil, em viagem prevista para esta terça-feira (25).