Deputado federal mais votado em São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL) reagiu a um vídeo que circula nas redes sociais sobre um encontro entre ele e o apresentador de televisão José Luiz Datena (PDT) neste fim de semana.
Em uma publicação em rede social, o parlamentar disse lamentar que o vídeo tenha sido vazado “na tentativa de criar polêmica”.
No vídeo, Datena se oferece para ser vice de uma chapa encabeçada por Guilherme Boulos à Prefeitura de São Paulo nas eleições do ano que vem. O apresentador diz ao parlamentar que ele deve “peitar’ o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para viabilizar a chapa que tem como objetivo retomar o controle da prefeitura da capital paulista a um partido de esquerda.
“Se você peitar o PT e nós sairmos candidatos, se você falar para o Lula: eu quero o Datena como vice e sinto muito, nós podemos sair”, diz Datena em uma mesa, com Boulos e outras pessoas.
Datena, que já foi um aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), se filiou recentemente ao PDT e tem articulado para disputar as eleições municipais do próximo ano. Boulos, no entanto, tem conversado com o PT para indicar um vice em sua chapa para 2024.
“O PSOL é um partido que está surgindo, com força importante. Tem o único cara de esquerda capaz de ser o substituto do Lula. E o PT não aceita isso, vai querer fazer o Haddad”, diz o apresentador. Boulos responde de forma tímida: "É isso mesmo”.
“Se o Lula naufragar na política econômica, ele vai te empurrar para baixo. Se você sair candidato pelo PSOL sem o PT, não tem esse risco”, continua Datena.
O vídeo da conversa entre Datena e Boulos circula em vários grupos de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, com comentários críticos e xingamentos ao apresentador.