Ouvindo...

Em evento com catadores, Lula diz que movimentos sociais precisam manter cobranças ao governo

Presidente afirmou que demandas precisam ser sempre levadas ao Planalto

Lula pediu a movimentos sociais cobrança permanente para políticas públicas

Em evento para catadores de papel no Palácio do Planalto, na manhã desta segunda-feira (13), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que as categorias e movimentos sociais precisam cobrar sempre o governo federal para garantir o sucesso das políticas públicas.

Veja mais: Lula defende ampliação e mais representatividade no Conselho de Segurança da ONU

Lula participou da cerimônia de assinatura dos decretos de recriação do Programa Pró-catador e de revisão do Programa Recicla+ ao lado de ministros e representantes e movimentos sociais.

“Vocês precisam sempre cobrar o governo. Por mais que a gente faça decreto ou lei, certamente esse decreto não vai atender a tudo que vocês querem. Daqui a algumas semanas vocês vão descobrir que o decreto é pouco, que é preciso mais do que um decreto”, afirmou Lula.

O primeiro decreto assinado por Lula institui o Programa Diogo Sant’ana Pró-Catadoras e Catadores para a Reciclagem Popular, recriação do antigo Programa Pró-Catador, extinto pelo governo passado. O segundo decreto, com foco na atividade de reciclagem, revoga o Recicla+ e institui três novos instrumentos: o Certificado de Crédito de Reciclagem; o Certificado de Estruturação e Reciclagem de Embalagens em Geral; e o Crédito de Massa Futura.

“Esse é o primeiro passo de uma caminhada muito longa para que vocês sejam transformados em cidadãos plenos. Não é em qualquer governo que vocês conseguirão entrar no Palácio do Planalto. A entrada de vocês aqui significa que o povo brasileiro está participando da reconstrução deste país”, finalizou o presidente.

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.