Ouvindo...

Após fracasso na eleição para a ALMG, Eto e Aro buscam aproximação

Articuladores políticos de Zema falharam na construção de uma candidatura da base do governo e resolveram apoiar o nome de Tadeuzinho

Marcelo Aro e Igor Eto conversam com deputados após discurso de Zema na Assembleia

Os dois principais articuladores políticos do governador Romeu Zema (Novo), o secretário Igor Eto (Novo) e o ex-deputado Marcelo Aro (PP), se movimentaram bastante no plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) durante a posse dos deputados estaduais nesta quarta-feira (1º).

Aro e Eto acompanharam a sessão, que teve a presença de Zema e do vice-governador Mateus Simões (Novo), e permaneceram no plenário mesmo após a saída do governador.

Há duas semanas, o cargo de Igor Eto como secretário de Governo vem sendo questionado por deputados. Ele liderou as articulações para que Roberto Andrade (Patriota) vencesse a disputa pelo comando da ALMG, mas a tentativa fracassou.

Após a bancada do PL - a maior da Assembleia de Minas - declarar apoio a Tadeu Leite (MDB), Eto cobrou aliados do partido e criou uma confusão entre os parlamentares. O deputado Capporezzo (PL) chegou a publicar um vídeo chamando o secretário de “moleque” e acusando-o de ter chantageado um coronel da Polícia Militar para conseguir apoio ao candidato do governo.

Após Andrade retirar sua candidatura, os articuladores de Zema tentaram emplacar um novo nome, do deputado Duarte Bechir (PSD), mas a tentativa também fracassou.

Zema, então, costurou, tardiamente, uma aliança com Tadeu Martins, que encabeça chapa única para a Mesa Diretora da Assembleia.

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.
Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.