Ouvindo...

Lula embarca para Argentina na primeira agenda internacional desde que assumiu a presidência

Presidente brasileiro participará de encontro com outros chefes de Estado na terça-feira (24)

Presidente Lula recebeu os cumprimentos de Alberto Fernández após vencer eleição

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca neste domingo (23), às 18h, para a Argentina, em seu primeiro compromisso internacional desde que assumiu a presidência da República.

Veja mais:

Ele passará dois dias na Argentina, onde terá reunião com o presidente Alberto Fernandez, na Casa Rosada, encontros com empresários e a participação na 7ª Cúpula de Chefes de Estado da Comunidade de Latino-Americanos e Caribenhos.

O encontro vem sendo descrito pelo governo petista como a “volta do Brasil ao mundo”, como descreveu o secretário de Américas do Ministério de Relações Exteriores, embaixador Michel Arslanian Neto, em nota divulgada pelo Planalto no sábado (21).

“A escolha de um país da América do Sul passa a importante mensagem de que o país quer retomar os laços com a região, que foram negligenciados durante o governo anterior, de Jair Bolsonaro”, diz o comunicado.

Lula deve fazer a tradicional oferenda de flores na Plaza San Martín e, na sequência, participar de uma reunião de cúpula com Fernández na Casa Rosada. Ele também terá encontro com grupos de empresários na capital argentina.

Na terça-feira (23), Lula participa da 7ª Cúpula de Chefes de Estado da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), quando deve se encontrar com Maduro e Diáz-Canel, líderes de Venezuela e Cuba.

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.
Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.