O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca neste domingo (23), às 18h, para a Argentina, em seu primeiro compromisso internacional desde que assumiu a presidência da República.
Veja mais:
Ele passará dois dias na Argentina, onde terá reunião com o presidente Alberto Fernandez, na Casa Rosada, encontros com empresários e a participação na 7ª Cúpula de Chefes de Estado da Comunidade de Latino-Americanos e Caribenhos.
O encontro vem sendo descrito pelo governo petista como a “volta do Brasil ao mundo”, como descreveu o secretário de Américas do Ministério de Relações Exteriores, embaixador Michel Arslanian Neto, em nota divulgada pelo Planalto no sábado (21).
“A escolha de um país da América do Sul passa a importante mensagem de que o país quer retomar os laços com a região, que foram negligenciados durante o governo anterior, de Jair Bolsonaro”, diz o comunicado.
Lula deve fazer a tradicional oferenda de flores na Plaza San Martín e, na sequência, participar de uma reunião de cúpula com Fernández na Casa Rosada. Ele também terá encontro com grupos de empresários na capital argentina.
Na terça-feira (23), Lula participa da 7ª Cúpula de Chefes de Estado da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), quando deve se encontrar com Maduro e Diáz-Canel, líderes de Venezuela e Cuba.