Ouvindo...

Lula se encontra com presidente da Argentina em 1ª agenda após vitória nas eleições

Petista foi eleito para terceiro mandato com 50,9% dos votos válidos; Argentina é principal parceiro comercial do Brasil

Lula se encontra com Alberto Fernández, em São Paulo

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu nesta segunda-feira (31) com o presidente da Argentina, Alberto Fernández, que viajou a São Paulo para encontrar o petista.

Fernández foi um dos primeiros chefes de Estado a reconhecer o resultado das eleições brasileiras, poucos minutos após o resultado oficial do pleito na noite deste domingo. Ele compartilhou um vídeo curto em sua conta no Twitter sobre o encontro.

Leia também: Chefes de Estado parabenizam Lula após vitória nas eleições

“Todo meu amor, minha admiração e meu respeito, querido companheiro. Temos um futuro que nos abraça e nos convoca”, afirmou o presidente do país, principal parceiro comercial do Brasil.

Esse é o primeiro encontro de Lula com um chefe de Estado após as eleições. Ainda ontem, o presidente eleito recebeu cumprimentos de outros líderes mundiais, que parabenizaram pela eleição e se colocaram à disposição para trabalhar juntos com o petista.

Além de Fernández, também se manifestaram o presidente da França, Emmanuel Macron, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, do México, López Obrador, da China, Xi Jinping, da Rússia, Vladimir Putin, da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, dentre outros.

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.