Dança das cadeiras: saiba quem assume se vereadores de BH tiverem sucesso nas urnas

Mais da metade dos vereadores de BH pretende concorrer a outro cargo nestas eleições; suplentes já estão no aquecimento e vários já passaram pela câmara da capital mineira

Cadeiras da CMBH podem ter novos ocupantes após eleições de 2026

As eleições de outubro deste ano podem simbolizar um recorde no número de vereadores de Belo Horizonte na disputa por vagas em outras casas legislativas. Caso eles consigam sucesso nas urnas, darão vagas aos seus suplentes, vários deles figuras conhecidas do eleitor da capital mineira.

Como a Itatiaia já mostra desde o fim do ano passado, a tendência de 2026 é de que mais da metade dos 41 vereadores de BH tente uma vaga na Assembleia Legislativa ou no Congresso Nacional. Na maior bancada partidária da Câmara Municipal, a do PL, os exemplos são muitos.

Três dos seis vereadores do PL devem voltar às urnas em outubro: Sargento Jalyson aventa a possibilidade de disputar uma cadeira de deputado estadual, enquanto Pablo Almeida e Vile dos Santos pretendem uma vaga na Câmara dos Deputados.

Os três primeiros suplentes do PL são Dai Dias (5.693 votos em 2024); Coronel Gilmar Luciano (3.899 em 2024); e Cristiano Reis (3.327 votos em 2024).

Do outro lado do espectro político, a federação formada por PT, PCdoB e PV deve ter quatro nomes da Câmara de BH tentando voos políticos mais altos em outubro. Bruno Pedralva (PT), Vagner Ferreira (PV) e Edmar Branco (PCdoB) devem concorrer para deputado estadual e Pedro Rousseff (PT) deve tentar uma vaga na Câmara dos Deputados.

Os quatro primeiros suplentes da federação são: Luana de Souza (PT), com 6.495 votos em 2024; Dr. Célio Fróis (PV), com 5.210 votos em 2024; Adriano Ventura (PT), com 4.684 votos em 2024; e Robson (PT), com 4.384 votos em 2024.

Pelo PSOL, Juhlia Santos e Iza Lourença devem tentar uma cadeira na Assembleia no pleito de outubro. O partido está federado com o Rede Sustentabilidade e tem como próximos suplentes Maria da Consolação (PSOL), que teve 5.269 votos em 2024; e Dário (PSOL), com 5.041 votos no último pleito.

Professora Nara (Rede) que terminou a eleição de 2024 como suplente ao conseguir 5.497 votos já assumiu uma vaga na Câmara diante da nomeação da vereadora Cida Falabella (PSOL) como secretária municipal de Cultura.

Outro partido com representação significativa na Câmara de BH que pode ter mudança em seus representantes é o Novo. Braulio Lara, Fernanda Altoé e Marcela Trópia, os três vereadores da legenda, devem estar no páreo em outubro por uma vaga na Assembleia Legislativa.

Os três suplentes do partido são João Fernandes (6.171 votos em 2024); Bolivar da Pão Pão (1.552 votos em 2024); e Alexandre Lima (1.432 votos em 2024).

Veja a lista de outros possíveis candidatos e seus suplentes:

  • MDB: Cleiton Xavier e Loíde Gonçalves podem deixar suas vagas para os ex-vereadores Henrique Braga (que teve 4.863 votos em 2024); e Sérgio Fernando Pinho Tavares (que teve 4.527 votos em 2024);
  • PRD: Michelly Siqueira e Wanderley Porto podem deixar suas vagas para Professor Givanildo (que teve 5.751 votos em 2024); e Eder da Unipabe (que teve 4.164 votos em 2024);
  • Republicanos: Irlan Melo e Osvaldo Lopes podem deixar suas vagas para os ex-vereadores Ciro Pereira (que teve 7.311 votos em 2024) e Fernando Luiz (que teve 6.719 votos em 2024);
  • Podemos: José Ferreira e Juliano Lopes podem deixar suas vagas para o ex-vereador Rubão (que teve 7.970 votos e atualmente ocupa interinamente uma vaga via licença do vereador Lucas Ganem); e para Breno Nolasco (que teve 7.231 votos em 2024);
  • PDT: O vereador Bruno Miranda pode deixar sua vaga para o ex-vereador Miltinho, que teve 7.892 votos em 2024;
  • DC: Flávia Borja pode deixar sua vaga para o ex-vereador e atual Coordenador de Vilas e Favelas da Prefeitura de BH, Marcos Crispim, que teve 8.727 votos em 2024. Caso Crispim não pretenda deixar seu posto no Executivo, o próximo suplente é o também ex-vereador Preto do Sacolão, que teve 4.691 votos no pleito passado.
  • PSD: Helton Junior pode deixar sua vaga para Altair Gomes, que teve 4.947 votos em 2024;
  • Avante: Juninho los Hermanos pode deixar sua vaga para o ex-secretário de Assuntos Institucionais da PBH e ex-vereador Claudiney Dulim, que teve 5.920 votos em 2024;
  • Solidariedade: Rudson Paixão pode deixar sua vaga para Thiago da Farmácia, que teve 5.690 votos em 2024.
Leia também

Repórter de política da Itatiaia, é jornalista formado pela UFMG com graduação também em Relações Públicas. Foi repórter de cidades no Hoje em Dia. No jornal Estado de Minas, trabalhou na editoria de Política com contribuições para a coluna do caderno e para o suplemento de literatura.

Ouvindo...