Ouvindo...

Ministro da Defesa oficializa troca no alto comando do Exército: ‘fratura de confiança’

General Arruda foi demitido por decisão de Lula, que nomeou o general Tomás Paiva para o seu lugar

Múcio apresentou general Tomás Paiva como novo comandante do Exército Brasileiro

Horas depois do anúncio da troca no comando do Exército pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, oficializou a mudança em um pronunciamento na noite deste sábado (21), em Brasília.

De acordo com ele, o motivo da troca foi uma “fratura” na confiança do presidente com o atual comando do Exército.

“Depois desses últimos episódios, a questão dos acampamentos, a questão de 8 de Janeiro, as relações principalmente com Exército sofreram uma fratura no nível de confiança”, afirmou.

O general Júlio César de Arruda foi comunicado por Múcio da sua exoneração do cargo e será substituído pelo general Tomás Paiva.

A atuação de Arruda durante e após os episódios de violência no dia 8 de janeiro pesou para a decisão. De acordo com integrantes do governo federal, foi Arruda quem não permitiu que a Polícia Militar do Distrito Federal desmontasse o acampamento de bolsonaristas no dia em que eles invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes.

Lula troca comando do Exército

O general Júlio César de Arruda, que assumiu o posto de comandante do Exército no dia 30 de dezembro foi demitido por decisão de Lula. A exoneração ocorreu 13 dias depois dos atos golpistas ocorridos em Brasília e que abalou ainda mais a confiança da cúpula do governo com as Forças Armadas.

Arruda será substituído pelo general Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva que, até então, era comandante militar do Sudeste.

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.