Ouvindo...

Em Lisboa, Lula se reúne com presidentes de Portugal e Moçambique

Presidente eleito fez uma parada no país europeu após participar da COP27, no Egito, nos últimos dias

Lula se reuniu com o presidente de Moçambique, Felipe Nyusi (esq.) e de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa

Depois de participar de painéis na COP27, realizada na cidade de Sharm el-Sheikh, no Egito, o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi a Portugal, onde se reuniu com o presidente Marcelo Rebelo de Sousa e o presidente de Moçambique, Filipe Nyusi.

Em uma rede social, Lula disse que os três discutiram as relações entre os três países. Eles posaram para fotos no Palácio de Belém, em Lisboa, e participaram de reuniões fechadas. O ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro da Educação, Fernando Haddad (PT), cotado para assumir o ministério da Fazenda no terceiro mandato de Lula, acompanhou o presidente eleito.

Ainda nesta sexta-feira (18), o petista se encontra com o primeiro-ministro português António Costa. As agendas internacionais seguem neste sábado (19), quando Lula é recebido por parte da comunidade brasileira que vive em Portugal.

Marcelo Rebelo de Sousa declarou apoio a Lula no segundo turno das eleições presidenciais brasileiras, após viver uma saia-justa com o atual presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em visita ao Brasil em julho deste ano, ele se encontrou com Lula, então pré-candidato à Presidência, em São Paulo. No dia seguinte, teria uma agenda com Bolsonaro, que decidiu cancelar a reunião

Rebelo de Sousa voltou ao Brasil em 7 de setembro, quando participou do desfile militar em comemoração ao Bicentenário da Independência. Na ocasião ficou lado a lado com o atual presidente.

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.