O senador Alexandre Silveira (PSD-MG) vai integrar o grupo de transição do governo Lula na área de infraestrutura. O nome do parlamentar mineiro foi anunciado nesta segunda-feira (14) pelo vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB).
Alckmin é o coordenador das equipes que farão o processo de transição entre os governos até dia 31 de dezembro - as equipes foram divididas entre mais de 30 temas.
Nos últimos dias, Silveira apresentou um projeto de lei para impedir que o governo federal faça qualquer privatização durante o período de transição.
O parlamentar afirmou, por meio de nota, que defende que “qualquer processo de concessão ou outra modalidade de alienação de bens da sociedade não possam ser realizados no apagar das luzes de qualquer governo derrotado democraticamente nas urnas”.
“Acredito que o melhor é que esta decisão seja tomada pelos governos eleitos, com amplo diálogo e transparência. Se a privatização for o melhor caminho para viabilizar a obra, que não seja feita de forma apressada em um final de qualquer governo”, disse Silveira.
Questionado pela reportagem se o cancelamento do edital do metrô devolveria o projeto de expansão para a estaca zero, Silveira não respondeu.
Trajetória
Silveira já foi superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) entre 2004 e 2005. O parlamentar assumiu o mandato no Senado em fevereiro deste ano, após o titular da vaga, Antonio Anastasia ser indicado para uma vaga de ministro no Tribunal de Contas da União (TCU).
Ele disputou a eleição para o Senado, mas foi derrotado pelo deputado estadual Cleitinho Azevedo (PSC), que assumirá a cadeira em janeiro de 2023.