O senador Alexandre Silveira (PSD-MG) criticou, neste sábado (12), a tentativa de privatização da CeasaMinas e da Companhia Brasileira de Trens Urbanos - Minas Gerais (CBTU-Minas) durante o período de transição para o governo eleito, de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os leilões das duas empresas estão previstos para 22 de dezembro, dez dias antes da posse do novo presidente.
Silveira encerra o seu mandato no dia 31 de janeiro de 2023 e disse que irá propor um projeto para proibir a realização de privatizações durante o período de transição entre governos.
Em uma longa postagem em uma rede social, o senador - que é cotado para assumir um ministério no governo Lula - classificou como “inadequado” que o governo federal queira privatizar as companhias “no apagar das luzes”.
“Foram quase quatro anos sem investimentos no metrô e na Ceasa. Por que agora apressar esta privatização? Precisamos de amplo debate sobre estas propostas. Vou usar os instrumentos necessários para que essa decisão seja tomada pelo novo governo, com diálogo e transparência”, afirmou.
Em outro trecho, o senador afirmou que o novo governo deve analisar o melhor modelo para a expansão do metrô.
“Não é possível um assunto tão importante ser tocado dessa forma a 50 dias do fim do governo”, afirmou.