A aprovação de uma
De acordo com o deputado federal Reginaldo Lopes (PT), que participou do encontro na manhã desta quarta-feira (9), o presidente eleito afirmou que pretende resolver a questão por meio de uma PEC, a chamada PEC da Transição.
“Ambos demonstraram espírito colaborativo. O presidente Lula disse que quer infrentar a fome, reconstruir o Brasil, voltar o país à normalidade. E Lira se colocou à disposição para ajudar a governabilidade do governo Lula”, disse o deputado petista em entrevista à CNN após o encontro.
Segundo Lopes, Lula afirmou ao presidente da Câmara que a disputa pelo comando da Mesa Diretora da Casa, marcada para o início do próximo ano, será tratada como uma questão interna do Legislativo e que o governo eleito não pretende interferir no debate.
Arthur Lira busca sua reeleição como presidente da Câmara dos Deputados no próximo biênio.
Por parte dos petistas, um acordo com Lira é considerado fundamental, uma vez que o orçamento de 2023 está sendo discutido hoje pelo Congresso e Lula precisa de garantir espaço no orçamento para conseguir manter o pagamento do Auxílio Brasil, que voltará a se chamar Bolsa Família.
Próximos passos
O deputado federal José Guimarães (PT-CE) afirmou que o encontro teve um tom “muito bom, amistoso”. “Abertura de diálogo na busca de entendimento com o país e votação das matérias”, avaliou Guimarães. Segundo o deputado, haverá uma reunião nesta quinta-feira (10), com outros parlamentares. “Acho que a coisa está andando bem”, disse.