Ouvindo...

Novas imagens mostram momento de colisão entre helicóptero e avião nos EUA; veja

Primeira audiência sobre o caso, que ocorreu em janeiro, foi realizada nesta quarta-feira (30)

Colisão entre avião da American Airlines com helicóptero militar deixou 67 mortos em janeiro

Novas imagens divulgadas pelo Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos Estados Unidos (NTSB, da sigla em inglês) mostram, por outro ângulo, a batida entre um avião e um helicóptero próximo ao Aeroporto Nacional Ronald Reagan, em Washington, em janeiro deste ano.

A colisão deixou 67 pessoas mortas. As imagens foram divulgadas nesta quarta-feira (30), durante uma audiência sobre a colisão entre o voo 5342 da American Airlines e um helicóptero do Exército dos Estados Unidos. Esse foi o primeiro dos três dias de audiências sobre o acidente.

Segundo a agência de notícias Associated Press, o helicóptero estava acima do limite de altitude permitida para voar durante aquele treinamento. O NTSB chegou a realizar testes em três helicópteros da mesma unidade, em voo sobre a mesma área, e encontrou discrepâncias nos altímetros, que são os medidores de altitude da aeronave.

A presidente do Conselho Nacional de Segurança dos Transportes, Jennifer Homendy, criticou a Administração Federal de Aviação (FAA) por não assumir a responsabilidade pela colisão. Segundo ela, alguns funcionários da torre da FAA sabiam que havia um problema com helicópteros do Exército dos EUA voando próximos a aeronaves de passageiros perto do aeroporto.

As audiências seguem em andamento.

Clique aqui e veja o vídeo!

Leia também

Relembre

Um avião da companhia aérea American Airlines colidiu com helicóptero militar no dia 29 de janeiro, em Washington D.C, nos Estados Unidos. Todas as 67 vítimas - 64 no avião e 3 no helicóptero - morreram, segundo um porta-voz do Corpo de Bombeiros.

O acidente ocorreu por volta das 21h do horário local, sendo 23h do horário de Brasília, em uma área próxima ao Aeroporto Nacional Ronald Reagan. No momento do acidente, o helicóptero fazia um voo de treinamento com três soldados, segundo a Associated Press, enquanto o avião havia saído de Wichita, no Kansas, e pousava em Washington.

Entre os mortos estavam patinadores artísticos dos Estados Unidos e da Rússia, incluindo o casal Evgenia Chichkova e Vadim Naumov, campeões mundiais em 1994.

Um controlador de tráfego aéreo da plataforma FlightRadar flagou o momento do acidente. As duas aeronaves seguiam em linha reta e, em certo ponto, viram para o lado, em uma possível tentativa de desvio. Porém, tanto o avião quanto o helicóptero fizeram a curva para o mesmo lado e bateram.

John Donnelly, chefe dos Bombeiros, afirmou que 300 socorristas enfrentaram condições frias, ventos fortes e gelo na água durante o resgate, que ocorreu por toda a madrugada do dia 30 de janeiro.

Testemunhas relataram que viram uma ‘grande bola de fogo’ na hora da colisão. O marido de uma vítima revelou à imprensa americana que recebeu uma mensagem da esposa dizendo que pousaria em 20 minutos.

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.